Por bandas das nossas Banda
Valter Santos
Ser ou não ser a mais antiga Banda existente em Portugal ….
Num programa de Excel por mim elaborado ao longo de anos, que conta com dezenas de milhares de entradas sobre os mais variados temas que atraem a minha atenção, tenho 5140 que se referem a músicos, bandas de música e afins.
Vem isto a propósito do meu interesse sobre essa temática da cultura regional e que movimenta em Portugal neste momento mais de 50.000 pessoas (isto segundo os meus cálculos) existirão em actividade 800 a 1000 Bandas de música e se a cada uma estiverem ligadas 50 pessoas, chegamos a esse número.
A minha “febre” sobre a história das bandas de música, foi-me “pegada” pelo meu progenitor, o jornalista Manuel Rodrigues dos Santos (1924-1990) que fez carreira em Coimbra escrevendo nos mais conhecidos jornais nacionais e que um dia no ano de 1980, aproveitando o facto de eu me ter radicado no concelho de Oliveira de Azeméis, me pediu para que averigua-se sobre a veracidade do tempo a que era atribuída a fundação de uma das mais antigas Bandas de Música de Portugal; a Banda de Santiago de Riba de Ul.
Desde esse ano de 1980 até á actualidade ainda não cheguei a conclusão nenhuma a não ser que a data de 1722 que orgulhosamente arrogam os seus dirigentes, como a da fundação da banda, carece de fundamentação documental e esse ano de 1722 atribuído a uma data de uma partitura existente nos seus arquivos, foi “vista” depois de muita esfrega de olhos, por diligentes dirigentes desejosos de encontrarem vestígios de recuada antiguidade, para a sua banda.
Acontece que essa partitura, é datada do ano de 1792, trata-se de “Sonatas para Guitarra” da autoria do compositor portuense António Leite da Silva (1756-1830) e dedicadas à rainha D. Carlota Joaquina e que a Banda de Santiago de Riba Ul, possui no seu espólio histórico
Para dificultar ainda mais a pesquisa sobre a veracidade da data atribuída à fundação da notável e provecta Banda de Santiago de Riba de Ul (antes de 1722) o mais antigo maestro que se lhe conhece é, António José Valério (1761-1843), denominado de “ Lord Gaita”, que no ano de 1808 abandonou a regência da banda da sua terra natal, para ir ser o primeiro maestro da então fundada, Banda de Música de Ovar.
Meus amigos, e sei que são muitos, os que estão ligados às bandas de música, vou colocar este artigo por todos os “sítios” que escrevo, pois que da discussão nasce a “luz” e se me chegarem, nem que seja um contributo pequeno que seja, ficarei mais rico e não terei dado o meu tempo por mal empregue … e prometo não me ficar por aqui.
Observação e pedido: A todos quantos estão ligados às direcções de todas as colectividades e no caso, as Sociedades Filarmónicas, por favor, preservem e cuidem os vossos arquivos e património… os historiadores vos agradecerão
Valtersantos.caima@gmail.com